O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade.
Karl Mannheim




04 junho 2010

DIA MUNDIAL DAS CRIANÇAS VÍTIMAS DA AGRESSÃO E DA VIOLÊNCIA

Instituído em 1982, pela Organização das Nações Unidas (ONU), não como uma data para comemorar, mas para reflectir a respeito de um tema que, infelizmente, a cada hora que passa, cria mais premente acuidade, o «DIA MUNDIAL DAS CRIANÇAS VÍTIMAS DA AGRESSÃO E DA VIOLÊNCIA», assinala-se a 4 de Junho e engloba as crianças de todo o Mundo e de todos os países que sofrem os mais diversos e cruéis tipos de agressão, como a física, a sexual, a psicológica e a económica, entre outras. Este é um assunto que assume um especial destaque numa sociedade que, repudiando, essa agressividade e esses abusos, procura encontrar as razões desses crimes e terminar com tal estado que a todos os nos compunge e, como humanos, nos envergonha.
O Século XX foi denominado, com toda a razão, pelas conquistas efectuadas, o «Século da Criança», pois anteriormente esta era, regra geral, pouco valorizada e surgiu uma nova sensibilização provinda da acção e dos estudos de psicólogos, educadores e sociólogos, os quais proveram a uma nova pedagogia activa, a fim de atenuar as agressões e melhorar a qualidade de vida das crianças.
Várias e de grande qualidade são as Instituições que no Algarve acolhem as crianças vítimas do abandono, da agressividade e dos maus tratos. Expressamos o nosso elevado sentido de gratidão, pelas crianças, a todos os que, na nossa Região, procuram a dignidade («há só um tempo de ser criança») e o afecto («o direito a um colo» da Infância.

Sem comentários:

Vamos conhecer um pouco do nosso sistema solar...

Um trabalhinho realizado sobre o livro "O Espantalho Enamorado"

Conhecendo os órgãos dos sentidos

Trabalhar com o magalhães

Trabalhar com o magalhães