O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade.
Karl Mannheim




07 junho 2010

Vem aí o 10 de Junho...

    A história do 10 de Junho, dia em que se presta uma justa homenagem a Camões, a Portugal e às Comunidades Portuguesas espalhadas pelo Mundo
    A história das Comemorações do 10 de Junho remonta ao ano de 1933. Foi nessa época que o dia de Camões passou a ser festejado a nível nacional, uma forma de reconhecimento e homenagem ao poeta português Luís Vaz de Camões.
    Mas para percebermos a história da celebração das datas que hoje se traduzem a feriados nacionais ou municipais, temos que fazer uma viagem no tempo até 5 de Outubro de 1910, data da implantação da república portuguesa. Nessa altura foram elaborados alguns trabalhos legislativos com vista à transição da monarquia para a república. Por essa via, logo no dia 12 de Outubro foi publicado um decreto que definia os feriados nacionais.
    O decreto de 12 de Outubro confere ainda “aos municípios e concelhos a possibilidade de escolherem um dia do ano que representasse as suas festas tradicionais e municipais”. Por essa via se celebra no dia 19 de Março o feriado Municipal, dia de São José, que também se traduz nas Festas organizadas em honra de São José, padroeiro da Cidade. Se olharmos para o calendário vemos que em Lisboa o feriado municipal tem lugar a 13 de Junho, em honra de Santo António. Nesta altura, embora saibamos a importância que teve o poeta para a língua e literatura portuguesas, perguntamo-nos porquê Camões e não outra personalidade? A resposta a esta questão retórica, encontramos no simbolismo atribuído pelos republicanos a Luís Vaz de Camões, “o génio da pátria”. Era desta forma que definiam o autor de “Os Lusíadas”, considerando que Camões “representava Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial”. Há mesmo quem considere Luís Vaz de Camões o pai da Língua Portuguesa, pela riqueza que ofereceu ao vocabulário português, onde figuram mais de uma centena de vocábulos.
    Assim o 10 de Junho é o Dia de Camões pela homenagem que se presta ao autor português pela sua genialidade, nomeadamente pela sua obra “Os Lusíadas” que foi traduzida e publicada em diversas línguas, servindo como um dos maiores veículos para a expansão da Língua Portuguesa.
    No dia10 de Junho comemora-se também o Dia de Portugal, data em que a Presidência da República pretende “dignificar, através da atribuição de determinados títulos e medalhas, portugueses que se tenham distinguido em determinadas áreas, sem distinção da opção ideológica ou da opção religiosa”.
    A 10 de Junho assinala-se ainda o Dia das Comunidades Portuguesas, uma homenagem aos cerca de cinco milhões de portugueses espalhados por 132 países, no Mundo.

Sem comentários:

Vamos conhecer um pouco do nosso sistema solar...

Um trabalhinho realizado sobre o livro "O Espantalho Enamorado"

Conhecendo os órgãos dos sentidos

Trabalhar com o magalhães

Trabalhar com o magalhães